Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CADA VEZ MAIS….. POR TAVIRA


 De dois em dois anos têm vindo a realizar-se encontros de cidadãos tavirenses, por iniciativa de alguns conterrâneos nossos. Os participantes são maioritária, mas não exclusivamente, cidadãos nascidos na nossa cidade de Tavira, na década de trinta e quarenta do século passado, bem como os respectivos familiares.
Segundo um dos organizadores, por nós contactado, em 2011 terão participado no IV Encontro cerca de 250 pessoas, numa jornada de saudade em que, ainda segundo o mesmo organizador, se revêem velhas amizades e se contam e repetem até à exaustão episódios da vida nos grupos sociais, da juventude de então.
Também segundo ele, a adesão tem vindo a aumentar de encontro para encontro, o que os leva a reflectir sobre a necessidade de dar respostas à disponibilidade e vontade socializadora que tem vindo a mobilizar as pessoas, até como reacção e confronto com o movimento individualizador e egocentrista das sociedades modernas, em que os mecanismos do mercado põem em crise os associativismos de carácter social, promovendo a competição (por vezes desregrada), e um associativismo de interesses que chega mesmo a raiar, em alguns casos, o limite da desumanização.
Esta matriz de avaliação dos organizadores dos Encontros das Gerações Tavirenses corresponde em grande parte, à nossa visão sobre as questões e desafios sociais que hoje se nos colocam e coincide também em parte com os objectivos deste nosso/vosso blogue, particularmente no sentido da participação das pessoas nas suas comunidades, sejam elas comunidades de origem, de residência ou de coração.
Lançamos pois aqui um desafio aos organizadores dos Encontros das Gerações Tavirenses para participarem, colaborarem e divulgarem este nosso blogue, considerando-o também como vosso, dispondo-nos nós a divulgar e participar em todas as vossas iniciativas, ideias e realizações, as quais queiram vir levar a efeito.
Como uma primeira mensagem dos citados organizadores, a qual já nos foi solicitada no âmbito do acima referido contacto com a nossa redacção, divulgamos desde já a vontade dos mesmos organizadores de alargar o universo dos participantes nos Encontros das Gerações Tavirenses, às gerações dos anos cinquenta a sessenta.
Divulguem-nos na vossa estrutura de contactos, que tão bons resultados tem dado, e participem também activamente neste também vosso blogue.
  
Venham connosco, juntem-se a nós, por Tavira. 

                                                                     A Redacção          

Sem comentários:

Enviar um comentário